Perspectiva de mercado | 22 a 26 de abril de 2024

COMPARTILHAR
22/04/2024

Mercado de clima, soja e milho:
A soja abriu em alta e está cotado no momento a 1.155 c$/bu. A China continua preferindo o Brasil para a compra de soja e o mercado segue de olho no desenvolvimento da safra americana. Vale lembrar que a mudança de El niño para La niña pode afetar as lavouras nos EUA, mas isso ainda não refletiu nos modelos de clima até o momento.
O milho está em alta Chicago e em queda na B3, cotado a 438 c$/bu e 59,3 R$/saca respectivamente. A China continua com uma  menor demanda pelo cereal dos EUA  e o mercado segue pressionado por um melhor cenário climático nos EUA, indicando boas condições tanto ao plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras.
No Brasil, a melhora do clima após as chuvas recentes, também sinalizou boas condições ao desenvolvimento da safrinha.

Dólar:
O dólar está estável, cotado a R$5,20. O câmbio deve refletir comentários do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que elogiou a desaceleração do IPCA de março, porém indicando cautela em relação às ações da autoridade monetária. Por outro lado, o mercado pode refletir o pagamento dos dividendos da Petrobras, o discurso da presidente do Banco Central Europeu e a redução dos conflitos entre Irã e Israel.
Nesta semana é importante ficar de olho nas divulgações dos relatórios do PMI, PIB trimestral e Pedidos de Seguro-Desemprego nos EUA.