Mercado de clima, soja e milho:
Na América do Sul, a Argentina teve boas chuvas no final de semana. No Brasil as chuvas foram mais intensas no centro-sul, mas também teve chuvas expressivas no nordeste.
A soja abriu em queda, cotada a 1.298,75 c$/bu. O clima de negociação segue mais lento com os feriados do final de ano. Na última semana, empresas estatais chinesas reservaram algumas remessas dos EUA entre fevereiro e abril como uma forma de proteção a possíveis aumentos da soja e demonstrando uma possível preocupação após algumas falas do governo Argentino em relação ao país asiático.
O plantio da safra 23/24 brasileira atingiu 96,2% do total.
O milho abriu em queda, cotado a 472,62 c$/bu. Uma possível seca no sul do país pode ajudar a melhorar as lavouras 23/24, que no momento o plantio se encontra em 82,5% da área.
Dólar:
O dólar abriu em queda, cotado a R$4,85. O câmbio vem refletindo os dados do PCE que indicam uma desaceleração da inflação americana e com isso, um possível início de corte nas taxas de juros. No Brasil, o boletim Focus trouxe uma redução nas expectativas de inflação para 2024.